quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Injustiça no Trabalho e Colaboradores Ingratos: Como resolver Situações de Estranhamento



Cada vez que um problema acontece no escritório, patrões e colaboradores enxergam por lentes diferentes Os empregados se sentem injustiçados, e os patrões acham que não são correspondidos nos benefícios e concessões que oferecem. É a porta para os "ruídos de comunicação".

A verdade é que pensar unilateralmente, nesses casos, é reagir de modo emocional, quando devemos ser racionais para resolver  conflitos.

Ser tratado com justiça e tudo que a precede, como respeito e valores morais elevados, é motivante,  só que a noção de “justiça” pode não ser a mesma para todos, especialmente nas relações de trabalho. Passei por uma experiência conflituosa (e resolvida) que me ajudou a entender três conceitos motivacionais no trabalho, e assim conciliar os interesses de forma mais equilibrada.

Reparação, compensação e premiação.

Você usa reparação como forma de dizer que está atento aos esforços de seu patrão ou empregado. Sabe aquela falta que eles nunca descontaram?  Você pode reparar colocando suas tarefas em dia ou ainda arrumando aquele arquivo bagunçado que ninguém quer se aproximar. E se o seu colaborador já fez inúmeros quebra-galhos, é uma boa escolha dar a ele um período remunerado a mais depois do feriado prolongado ou até abono. O importante é que isso fique claro: diga a que se refere essa atitude, porque o que não é falado, é como se não existisse.

Você pode compensar seu empregador ou colaborador  quando algo custoso e frequente precise ser feito. Supondo que seja necessário sair no meio do dia durante uma semana para ir ao mecânico devido a uma pane no seu carro, por exemplo. Pode propor estender o horário nesses dias ou mesmo resolver questões incômodas que não façam parte da sua grade de atividades mas sejam importantes para a empresa. Uma mão lava a outra.

A premiação expressa gratidão, admiração ou incentivo por excelência no trabalho e gestão diferenciada. Se for premiar, diga o motivo - que você está expressando gratidão, admiração etc, alegre-se com a alegria alheia e depois esqueça o assunto. O que é dado, seja dado de coração e jamais usado como pretexto para cobrar alguma coisa, o famoso "jogar na cara".

Respire, se acalme, pense, e crie empatia. Conversando a gente se entende. 




Imagens: internet

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